segunda-feira, 21 de março de 2011

Processo Seletivo para Monitoria do Departamento de Clínica Cirúrgica 2011


A partir do dia 23/03/2011 até o dia 01/04/2011, estarão abertas as incrições para o Processo Seletivo para Monitoria Voluntária do Departamento de Clínica Cirúrgica.


Serão disponibilizadas 13 vagas, no total, descritas a seguir.


As incrições serão feitas na Coordenação do curso de Medicina da Unimontes, das 8h às 11h e das 13h às 18h.


O processo seletivo se dará em duas etapas, sendo a primeira prova objetiva, que acontecerá no dia 05 de abril de 2011, às 17h, nas salas 207 e 212 do CCBS, e a segunda, análise do histórico curricular.


O resultado final será divulgado no dia 08 de abril de 2011.


Confira abaixo o Edital completo.



PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

EDITAL 2011


O Departamento de Clínica Cirúrgica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, conforme dispõe as normas para regulamentação do ensino nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, comunica que estão abertas as inscrições para seleção de candidatos para o preenchimento de vagas de monitoria voluntária para os módulos vinculados ao departamento de Clínica Cirúrgica.


1. DAS VAGAS DISPONIBILIZADAS E PRÉ-REQUISITOS


1.1 Da distribuição das vagas do departamento de Clínica Cirúrgica:

Cod

Período

Módulo

Vagas

Pré-requisitos

01

Semiologia neurológica

(Prof. Carlos Antônio)

1

1. Ter concluído o 3º período do curso médico;

2. Não possuir reprovação em nenhuma das disciplinas do curso ou nota inferior a 80 nos módulos da área de Clínica Cirúrgica.

02

Introdução à cirurgia

(Prof. Francisco Barros)

2

1. Ter concluído o 3º período do curso médico;

2. Não possuir reprovação em nenhuma das disciplinas do curso ou nota inferior a 80 nos módulos da área de Clínica Cirúrgica.

03

Habilidades e Atitudes IV

5

1. Ter concluído o 4º período do curso médico;

2. Não possuir reprovação em nenhuma das disciplinas do curso ou nota inferior a 80 nos módulos da área de Clínica Cirúrgica.

04

Ambulatório de Neurologia

(Prof. Carlos Antonio e Prof. Virgílio)

2

1. Ter concluído o 8º período do curso médico;

2. Não possuir reprovação em nenhuma das disciplinas do curso ou nota inferior a 80 nos módulos da área de Clínica Cirúrgica.

05

Ambulatório de Pequenas Cirurgias

3

1. Ter concluído o 9º período do curso médico;

2. Não possuir reprovação em nenhuma das disciplinas do curso ou nota inferior a 80 nos módulos da área de Clínica Cirúrgica.


1.2 Sobre os pré-requisitos:


1.2.1 Entendem-se como módulos da área de Clínica Cirúrgica: “Habilidades e Atitudes III”, “Habilidades e Atitudes IV”, “Habilidades e Atitudes V”, “Dor”, “Dor abdominal, diarréia, vômitos e icterícia”.


2. DAS INSCRIÇÕES


2.1 Poderão candidatar-se à monitoria os discentes regularmente matriculados no curso de medicina que preencham os seguintes requisitos:

I. preencher os pré-requisitos especificados no ítem 1;

II. não apresentarem reprovação no curso;

III. terem disponibilidade de tempo para exercício da função;

IV. não terem sofrido punição disciplinar;

V. não terem vínculo empregatício com a Universidade nem serem estagiários remunerados, quando se tratar de monitor bolsista.


3. PERÍODO E FORMA DE REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES


3.1 As inscrições serão realizadas no período de 23/03/2011 a 01/04/2011, das 8h às 11h e das 13h às 18h, exclusivamente na sala da coordenação do curso de medicina (2º andar do CCBS).

3.2 O candidato poderá se inscrever para concorrer a apenas 1 (uma) das vagas de monitoria do departamento de Clínica Cirúrgica.

3.3 No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção pelo período para o qual ele estará concorrendo a uma das vagas.


4. DOCUMENTOS EXIGIDOS NO ATO DA INSCRIÇÃO


4.1 Fotocópia do comprovante de matrícula.

4.2 Declaração de próprio punho dizendo que tem disponibilidade de tempo para exercício da função.

4.3 Ficha de inscrição devidamente preenchida pelo candidato (Anexo).

4.4 Os documentos exigidos no ato da inscrição deverão ser colocados em envelope fornecido pelo candidato que deverá ser identificado, na frente, com nome completo do candidato, período em que está matriculado e os códigos e nome das áreas do conhecimento em que vai se candidatar às vagas de monitoria voluntária.

4.5 A Unimontes, a coordenação e o colegiado do curso de medicina e a comissão mista criada para realizar o processo seletivo da monitoria voluntária não se responsabilizam por qualquer problema na inscrição, motivado por falhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a inscrição, nem por erros de fornecimento de dados pelo candidato.


5. NORMAS GERAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES


5.1 As inscrições encerrar-se-ão, improrrogavelmente, no dia e nos horários fixados neste Edital.

5.2 As inscrições implicam o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, das condições totais previstas neste Edital.

5.3 O não-cumprimento das exigências implicará o indeferimento da inscrição.


6. DAS PROVAS


6.1 O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa com prova escrita de múltipla escolha com valor de 100 pontos e a segunda etapa com análise do histórico escolar (ver ítem 8.2).


7. PRIMEIRA ETAPA


7.1 A prova da primeira etapa será escrita, objetiva, constando de 20 questões, versando sobre área do conhecimento em que se concorre às vagas de monitoria voluntária.

7.2 A prova da primeira etapa terá a duração máxima de uma hora.

7.3 Cada questão da prova terá peso igual a cinco.

7.4 As provas poderão conter questões diferentes, dependendo da vaga pleiteada pelo candidato.

7.5 Será automaticamente desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 50 pontos na prova da primeira etapa.

7.6 A lista dos aprovados na primeira etapa estará disponível na coordenação do curso de medicina.


8. SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO


8.1 Participarão desta etapa, os candidatos classificados até 1,5 vezes o número de vagas de monitoria voluntária da área do conhecimento em que se concorre à vaga.

8.2 Consistirá análise do histórico escolar*.

* Não havendo disponível, no histórico, uma ou mais das notas dos módulos que servem como pré-requisito para a vaga de monitoria voluntária da área do conhecimento em que o candidato se inscreveu, o candidato deverá consultar a nota na INTRANET, imprimir e anexar ao histórico escolar. Caso a nota não esteja disponível ainda no Intranet, providenciar declaração do respectivo professor afirmando aprovação e nota obtida pelo estudante nas referidas matérias.

8.3 Os candidatos devem entregar no dia da prova de múltipla escolha o histórico escolar anexado à prova. O histórico escolar pode ser o impresso do disponibilizado pelo Webaluno, desde que conste na página impressa a logo do webaluno, o nome completo e o número de matricula do candidato, exatamente como aparece disponível no site para impressão.

8.4 A segunda etapa é de caráter eliminatório. Serão desclassificados os candidatos que não cumprirem as exigências e pré-requisitos especificados neste edital.


9. LOCAL E HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS


9.1 As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 05/04/2011, às 17:00h, nas salas 207 e 212 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus Universitário Darcy Ribeiro, s/n – Vila Mauricéia, com 1 hora de duração. Atrasos não serão tolerados.

9.2 A segunda etapa será realizada conforme especificado no item 8 (oito) deste edital.


10. NORMAS GERAIS DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS


10.1 O candidato deverá comparecer 20 minutos antes do horário previsto para o início da prova, munido de lápis, caneta, borracha e documento de identificação oficial com foto.

10.2 É proibido ao candidato portar quaisquer aparelhos eletrônicos, mesmo que desligados, incluindo relógios, computadores de mão, calculadoras, telefone celular. A comprovação do porte de qualquer equipamento eletrônico por parte do candidato resultará em sua eliminação do processo seletivo.

10.3 Fica proibida a leitura de questões ou comentários de enunciados de questões durante o período de realização das provas.

10.4 O candidato que não entregar a prova ao aplicador, no prazo estipulado, ou deixar de assiná-la, será eliminado do processo seletivo.


11. RESULTADO FINAL


O resultado final será afixado no dia 08/04/2011, no quadro de avisos do laboratório morfofuncional, no quadro de avisos do Centro Acadêmico Mário Ribeiro (saguão principal do CCBS) e no quadro de avisos do Centro de Ensino Multiprofissional Hospital Universitário Clemente de Faria (2º andar). Será também disponibilizado na coordenação do curso de medicina.


12. DAS VAGAS


12.1 As vagas serão ocupadas pelos candidatos que alcançarem maior pontuação nas provas da primeira etapa e forem considerados aptos na prova da segunda etapa.

12.2 O estudante que for aprovado para vagas de mais de uma área do conhecimento, deverá obrigatoriamente optar por apenas uma vaga de uma única área do conhecimento.

12.3 Será feita convocação dos candidatos aprovados na lista de espera, de acordo com a classificação, caso haja desistência de candidatos aprovados até o limite de vagas.

12.4 Caso haja necessidade de novas vagas adicionais de monitoria voluntária, serão convocados os classificados na lista de espera de acordo com a classificação.


13. DA MONITORIA VOLUNTÁRIA


13.1 Terá a duração dos dois semestres letivos de 2011.

13.2 O monitor deverá cumprir 12 (doze) horas semanais de atividades, no âmbito das dependências da Unimontes.

13.3 A carga horária de monitoria poderá ser distribuída em tarefas de ensino e/ou pesquisa, através da ajuda a colegas, da mesma ou de outra turma, na disciplina objeto da monitoria.

13.4 O exercício da monitoria não gera vínculo empregatício com a Unimontes, podendo o discente ou o Departamento solicitar a dispensa do exercício das funções de monitoria, a qualquer tempo, mediante justificativa por escrito.

13.5 Será automaticamente dispensado o monitor que não observar o disposto neste regulamento ou que se desligar da Universidade.

13.6 O monitor receberá certificado de exercício da monitoria no final do período, desde que tenha obtido avaliação de desempenho igual ou superior a 70 (setenta).

13.7 O certificado de monitor poderá ser considerado como elemento do critério de desempate, para efeito de ingresso na carreira docente desta Universidade.

13.8 É vedado ao monitor assumir responsabilidade docente na Unimontes.

13.9 O monitor poderá ser requisitado no horário de aulas regulares, desde que não haja prejuízo de sua aprendizagem.


14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


14.1 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente na prova e das informações incorretas declaradas na inscrição e no histórico escolar.

14.2 Não haverá convocação pessoal para entrega dos documentos, provas e posse.

14.3 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, as disposições e instruções contidas nas Provas, Editais Complementares ou Resoluções que vierem a ser publicados pela comissão que organiza este concurso ou por órgão da direção superior.

14.4 São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

14.5 Os casos omissos serão resolvidos pelo colegiado do curso de medicina.


Para conhecimento de todos, o presente Edital, na sua íntegra, será afixado no quadro de avisos do Centro de Ensino Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria, no Centro de Desenvolvimento Humano da Santa Casa, no quadro de avisos do Laboratório Morfofuncional do CCBS, no mural do Centro Acadêmico Mário Ribeiro e disponibilizado na Coordenação do Curso de Medicina.


Montes Claros, 18 de março de 2011.



________________________________________

Prof. Carlos Antônio de Almeida

Coordenador do Departamento de Clínica Cirúrgica



_______________________________________

Prof. Vinícius Turano Mota

Coordenador da Monitoria


_______________________________________

Gabriel Ramirez Moreira

Representante do Centro Acadêmico Mário Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário