sábado, 29 de maio de 2010

O espírito de LUTA

Bem, todos já sabem, a greve acabou.

No Blog do Comando de Greve, http://grevegeralunimontes.blogspot.com/,  foi registrado um agradecimento a todos que participaram e apoiaram o movimento e comenta acerca da negociação da pauta de reivindicações dos professores com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), na pessoa da Secretária Renata Vilhena. A reitoria já manifestou também cooperação no que se trata a trâmites burocráticos acerca da progressão da carreira dos professores.

E nós?
Em alguns períodos, não houve impacto, no meu, felizmente conseguiremos ter uma semana de férias antes do início do 6º período. Espero que haja harmonia nesse período de transição, pois, de certa forma, a passagem de um período para outro deve ser feita de forma coordenada.

Há alguns dias, descobri o Blog do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de São João del Rey (http://ca29ufsj.blogspot.com/)  e lá eles deflagaram uma greve dos discentes, juntamente com os acadêmicos de Enfermagem para exigir qualidade no ensino, docentes, e infra-estrutura do dia 29 de outubro a 10 de dezembro de 2008. Para quem não sabe, o curso de Medicina e Enfermagem de lá é recente (estão na 5ª turma), e não contava com infra-estrutura suficiente para amparar as necessidades dos acadêmicos. Da negociação com o reitor, houve a proposta da construção de um Hospital Universitário e a estruturação do Campus da saúde, que abriga os cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Medicina.

No dia 21 de maio deste ano, seria inaugurado em Divinópolis o Campus Centro-Oeste Dona Lindu, da UFSJ, que já vinha funcionando desde 2008, mas a inauguração foi adiada devido a problemas de agenda do Lula e cia.

Este ano, acadêmicos de outra faculdade, a Universidade Federal de São Carlos, UFSCar(o curso médico tem 5 anos), protestaram contra a falta de atividades práticas e extra-curriculares na Faculdade, decorrentes do não pagamento à Santa Casa de São Carlos pela UFSCar. Segundo a Folha de São Paulo, o hospital-escola da universidade está em construção e só fica pronto no segundo semestre de 2010.

Respeitando as particularidades de cada escola e cada situação, percebemos que o futuro de todas as lutas, principalmente para nós, acadêmicos, é lutar pela qualidade do que é nosso. Sendo assim, torna-se fundamental não deixarmos morrer o sentimento de luta e indignação com o sistema e lutar sempre para conquistar o que merecemos.

O principal objetivo é ter um Hospital de qualidade, que deve oferecer tudo o que precisamos para nossa formação. Sabemos que isso ainda não é o que ocorre na realidade, e temos que utilizar de outros serviços e hospitais para realizar nossos estágios e práticas. Este ano, tivemos a inauguração do Centro Alfa de Treinamento e Simulações, o CATS, no 10º andar do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN).

Mas não se deve acreditar que é melhor esperar os investimentos acontecerem. Ninguém melhor do que nós para conhecer nossas fragilidades e buscar corrigi-las, exigir que o poder público invista no nosso hospital. Não podemos ficar à Mercê de vontades políticas e agrados eleitorais. Temos que continuar evoluindo! E um dia, com certeza teremos um HUCF que dá ainda mais orgulho para todos os acadêmicos.

Caroline Reis Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário